Durante os meses de Agosto, Setembro, Outubro e parte do mês de Novembro, as redes sociais e site do Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel permaceram desativados. Essa orientação segue o que prevê o artigo 73, inc. VI, "b" da Lei nº. 9.504/97 e Emenda Constitucional nº 107/20. De acordo com as normas eleitorais, durante o período de campanha, esses canais de comunicação devem ficar temporariamente indisponíveis, exceto as informac¸o~es pertinentes a transpare^ncia pu´blica. Nestes meses, no entanto, Policlínica e CEO mantiveram suas atividades normalmente, porém sem divulgação. Para você ficar por dentro dos acontecimentos desses meses, preparamos uma retrospectiva. Confira.
AGOSTO: Para a Policlínica e para o CEO foi um mês de muitas conquistas, apesar das dificuldades trazidas pela Pandemia de COVID-19. Fazendo o uso das tecnologias, o CEO R. CASCAVEL recebeu no dia 26/08, por meio de videoconfere^ncia, uma verificac¸a~o do Instituto Brasileiro para Excele^ncia em Sau´de (IBES) e da Organizac¸a~o Nacional de Sau´de (ONA). Na verificac¸a~o o CEO foi reacreditado, mantendo o selo de excele^ncia de ni´vel 2. O processo de acreditac¸a~o e´ muito importante, pois e´ um me´todo de avaliac¸a~o e certificac¸a~o que busca, por meio de padro~es e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a seguranc¸a da assiste^ncia no setor de sau´de. Essa recertificac¸a~o foi recebida pois o CEO atende aos crite´rios de seguranc¸a do paciente em todas as a´reas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Mesmo em um ano difi´cil para as unidades de sau´de, devido a` pandemia do coronavi´rus, a equipe do CEO e os gestores do Conso´rcio Pu´blico de Sau´de da Regia~o de Cascavel (CPSRCAS) conseguiram manter a qualidade do servic¸os prestados a` populac¸a~o.
Já no dia 27 de agosto, foi a vez da Policli´nica Regional, localizada em Pacajus. A unidade também foi reacreditada pela Organizac¸a~o Nacional de Sau´de (ONA) e pelo Instituto Brasileiro para Excele^ncia em Sau´de (IBES). A Policli´nica manteve seu selo de excele^ncia Ni´vel 1. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Desta maneira, a Poli recebeu este certificado por atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Mesmo em um ano com grandes desafios para a área da saúde, a equipe que compõe a unidade se mostrou unida e comprometida em entregar serviços com excelência e qualidade para a população dos sete municípios consorciados. Por este desempenho exemplar, o presidente do CPSRCAS, prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo, os demais prefeitos das cidades consorciadas e a gestão do Consórcio, parabenizaram e agradeceram a todos os colaboradores Policlínica.
SETEMBRO: Mês marcado pelas campanhas de Setembro Amarelo, durante este período, as ações e atividades realizadas pela Policlínica ganharam destaque. A equipe de psicólogos da Poli realizaram palestras intensivas nas salas de espera da unidade, abordando temas como a valorização da vida, a prevenção de doenças mentais, e do suicídio. Essas orientações foram repassadas aos pacientes dos sete municípios consorciados em atendimento, com todo cuidado e atenção que o tema merece. O Setembro Amarelo, como todos sabem, é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Anualmente, durante esse mês, a Poli realiza atividades alusivas à campanha.
OUTUBRO: Seguindo com as campanhas mensais, foi a vez de ir de rosa as duas unidades em prol da campanha Outubro Rosa. Nesse período, o CEO, promoveu um "DIA D", recebendo uma presença especial: a palestrante Maria Valéria. Sobrevivente da luta contra o câncer, Maria Valéria, compartilhou com os membros da equipe do CEO, sua trajetória de vida e como venceu essa doença que acomete milhões de mulheres no mundo inteiro. Outubro também foi mês dos colaboradores festejarem o dia do dentista.
Na Policlínica, as ações do Outubro Rosa também foram intensas. A campanha contou com palestras realizadas nas salas de espera, disseminando conteúdos como explicações sobre o autoexame, e sobre as precauções necessárias com a saúde para evitar o câncer. Também foi realizado na unidade o tradicional mutirão de ultrassons mamárias, somando mais de mil atendimentos voltados para a população dos sete municípios consorciados, o que é um número expressivo para o período de pandemia. Outra ação que merece ser citada foi a campanha de doação da Policlínica, que já é tradição durante os meses de outubro e novembro. A campanha é parte de uma gincana realizada pelos colaboradores, que se dividem em equipes para arrecadar doações, o time que tiver mais doações recebe um prêmio simbólico e entrega, junto a diretoria, todo o material arrecadado à instituições de caridade. Ano passado a campanha era para receber lenços, já esse ano, o foco foi massa de leite e fraldas geriátricas. A entrega aconteceu no dia 08 de dezembro, e beneficiou as instituições Casa Vida e Nossa Casa.
NOVEMBRO: Encerrando a retrospectiva, a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses deu lugar as atividades alusivas a campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Por isso, o mês de Novembro foi o escolhido para a realização do Novembro Azul, afim de deixar o preconceito de lado, e se dedicar a realização de diversas campanhas educativas e de conscientização, para convocar os homens a cuidarem de sua saúde. Na Poli foram realizadas diversas palestras, entregas de brinde, e gincanas e prol desse movimento, e para cada vez mais compartilhar informações de prevenção. Também foram realizados exames e consultas para a população.
Para saber mais sobre a Policlínica, o CEO e CPSRCAS, acompanhe nossas redes sociais: facebook e instagram. Diariamente, as páginas são atualizadas com novidades sobre atividades e ações desenvolvidas nas unidades administradas pelo Consórcio.
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