CHOROZINHO

Fundação: 09/09/1890

Emancipação Política: 23 DE MAIO

Gentílico: PACAJUENSE

Unidade Federatíva: CEARÁ

Mesoregião: M. DE FORTALEZA

Microregião: PACAJUS

Origem
Pacajus é um município brasileiro do estado do Ceará. A distância para Fortaleza é de 51,1 km. A via de acesso para a capital é a BR-116. Localiza-se na Região Metropolitana de Fortaleza

História
A região entre às margens do rio Choró e rio Acarape era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito.

As origens de Pacajus, remontam ao início do século XVIII (provavelmente 1707),[8] quando nestas terras foi instalada a Missão dos Paiacu. A instalação desta missão pelos jesuítas foi possível com a doação de uma légua de terras situadas nas margens do rio Choró, tendo como intermediário o desembargador Cristóvão Soares Reimão. Este reduto teve uma certa configuração urbana, edificando-se casas residenciais e uma capela de taipa e chão batido, admitindo-se como padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Com a transferência dos índios para Portalegre, no Rio Grande do Norte em 1762, o local no qual foi construído uma capela de taipa e algumas casas passou a ser sítio Monte-Mor-o-Velho, que teve como administradores dois moradores de Cascavel: o sargento-mor Jerônimo de Antas Ribeiro e o padre José de Sousa.

Através da missão, depois sesmarias e ao redor da Igreja Velha (construída pelos índios no século XIX e que ainda existe) surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Pacajus.

Cultura
.

Divisão Política
.

Curiosidades

.

Dados de características geográficas

Área: 254.435,00

População estimada: 70911

Densidade: 2.787,00

Altitude: 60

Clima: SEMIÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 511,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito